Informação é poder. Para obtê-la, até mesmo empresas com sólida reputação no mercado se colocam em situações, no mínimo, vexatórias. Esse é um dos motivos pelos quais investir em segurança da informação é tão importante, mas não é o único.
Deixar as informações do seu negócio desprotegidas pode trazer problemas de imagem, legais e principalmente financeiros. Entenda melhor os motivos para você investir em segurança da informação agora mesmo!
Motivos para investir em segurança da informação
Aproveite para utilizar esses ao argumentar com seu chefe!
1. Proteger a imagem da sua empresa
Não importa qual é o seu ramo de atividade, você provavelmente possui em seus arquivos informações pessoais de seus clientes. São dados como endereço, telefone, número de documentos e, em muitos casos, até mesmo o cartão de crédito.
Se por algum motivo essas informações forem acessadas por pessoas não autorizadas, a sua empresa pode encontrar-se, de uma hora para outra, em meio a uma séria crise de imagem. E perder a credibilidade no mercado em que você atua pode ser fatal para o seu negócio.
2. Evitar a espionagem industrial
Como você viu no início do texto, em um mundo altamente competitivo, quem deixa as informações de sua empresa desprotegidas está sujeito à espionagem industrial.
Na prática, isso quer dizer que documentos, relatórios e números confidenciais do seu negócio podem ser acessados por pessoas não autorizadas e irem parar nas mãos de concorrentes, o que pode ser desastroso para a estratégia da sua empresa.
3. Prevenir-se contra ataques cibernéticos
Cada vez mais comuns, os ataques cibernéticos são um dos principais motivos para investir em segurança da informação, já que hackers podem, além de acessar informações confidenciais, instalar vírus e malwares, afetar arquivos importantes e até mesmo tirar do ar o site da sua empresa.
Outra possibilidade é que esses hackers pratiquem o sequestro de dados, crime virtual em que as informações de uma empresa são criptografadas e só podem ser recuperadas mediante o pagamento de uma quantia aos criminosos.
Diante desse cenário, é praticamente impensável não investir na segurança da informação e prevenção contra esse tipo de ataque malicioso.
4. Garantir o bom funcionamento do seu negócio
Imagine se, de uma hora para outra, sua empresa continuasse tendo todas as despesas habituais — como aluguel, salários e impostos, por exemplo —, mas precisasse paralisar todas as suas operações: vendas, emissões de notas fiscais, cadastros de novos clientes. Terrível, não é mesmo?
Pois é isso que pode acontecer com quem não investe na segurança da informação, já que ataques cibernéticos, além de expor dados confidenciais e instalar vírus, podem simplesmente paralisar todos os sistemas internos do seu negócio, ocasionando graves perdas financeiras.
5. Manter sua empresa em conformidade com a lei
Em muitos negócios, manter o sigilo das informações dos clientes não é apenas uma questão de credibilidade, é também uma obrigação legal.
Escritórios de advocacia e consultórios de psicologia, por exemplo, são alguns dos negócios que devem, por força de lei, garantir o sigilo das informações que têm sob sua guarda. O vazamento desse tipo de dado, além de uma crise de imagem — o que, por si só, já seria bastante grave, como falamos anteriormente — pode significar uma demanda judicial com sérios desdobramentos
Veja mais 3 Motivos em: http://www.seti.com.br/2018/07/23/7-motivos-para-investir-em-seguranca-da-informacao/